terça-feira, 5 de maio de 2009

Custo x Benefício

O que é custo X Benefício? Você sabe?
Primeiramente custo x beneficio não está ligado diretamente a dinheiro e bens materiais... custo x beneficio abrange uma área muito maior.

Digamos que você foi dormir as 03:00 e tem de acordar as 06:00 para estudar ou trabalhar.... o que você faz ao escutar o despertador?

a) Puxa um Shonnen Hammer (leia-se marreta shonnen) e quebra o despertador... consequentemente dormindo mais e chegando atrasado ao compromisso

b) Levanta p... da vida e vai tomar uma ducha fria pra acordar e resolver a vida....

Claro que esses são exemplos cabulosos.... você provavelmente escolherá algo mais ameno como um banho quente ao invés de banho frio.....

Agora voltando ao Foco (Warley lembrei de vc agora com esse "foco"), vc terá de escolher entre duas opções... ambas lhe trarão algum benefício e ambas lhe privarão de algo... a que você escolher lhe dará um melhor custo x benefício... pelo menos para o momento...

Tomamos decisões e escolhemos custos x benefícios o tempo todo.... tirando o exemplo alí de cima.... diga-me quantas vezes vc pensou e se controlou a ponto de não mandar seu (sua) chefe (chefa) (eu sei... eu sei....) "praquele lugar?", ou o amigo... o professor.... a namorada... o namorado.... vc se segurou e decidiu que naquela situação era melhor relevar... o custo por relevar lhe levava a um beneficio melhor do que sair esbofeteando (literal e figurativamente).

Pense comigo... quantas vezes vc relevou algo essa semana?
Quantas vezes você pensou no custo x benefício da sua ação?
É só agente lembrar que verdadeiramente damos valor aquilo que temos quando estamos prestes a perder... ou depois de perdermos...
Por conta disso... mudar um pouco a nossa mentalidade... pensar de um modo Positivo (sem merchan pra eles pq eles não merecem) normalmente nos trás benefícios que compensam o custo....

Por essa semana é só^^
Fiquem na paz....
Positividade a todos nós.

9 comentários:

Polly disse...

Realmente, o que fazemos, temos que pensar nas consequências.

Muito bom seu post! Papo cabeça! Adorei!

Bjxx!

Aline Leal disse...

eu penso nas consequencias dos meus atos desde que um dia td deu errado pra mim...

eu estou cheia de relevancias na minha vida e realmente elas evitam muitas brigas.

so o que nao pode acontecer eh abaixar a cabeça na hora errada, naquela em q vc deve brigar por algo ou alguém em quem acredita.

a dor de nao ter feito alguma coisa qnd se podia por medo das consequencias eh maior do q o benefício da segurança de nao se envolver

Aline Leal disse...

a proposito
eu falo mt sim
mas c vc eu nunca precisei fazer isso
vc sempre entendeu sem isso

Kamilla Maia disse...

- irmãozinho..
eu adorei seu texto;
adorei o assunto 'custo x benefício'...
ele é realmente super interessante, e as suas palavras ficaram ótimas.. encaixando perfeitamente com o assunto abordado!
e ah... a minha resposta-opção seria:

a) Puxa um Shonnen Hammer (leia-se marreta shonnen) e quebra o despertador... consequentemente dormindo mais e chegando atrasado ao compromisso.

bom... amo você!
obrigada por tudo! ♥
;**

Thiago Nakamura - O Bardo disse...

Polly Vlw^^

Aline realmente agente nunca precisou de muitas palavras^^ e eu já senti a dor de não ter feito algo... e sei exatmente do que você está falando (vc sabe disso ^.^)Obrigado por estar aqui mais uma vez^^

Kamilla minha irmã... minha Fraülein... bom o que posso dizer... muito obrigado por estar aqui... vc não faz ideia do quanto me sinto honrado por vc prestigiar esse meu espaço...

e a todos muito obrigado mesmo... é sempre uma honra ter meus texto lidos por vocês^^

Grande abraço, paz e positividade pra todos nós!!

Anônimo disse...

Eu concordo não só com o que você disse, mas também com que a Line comentou... Nem sei se há o que acrescentar. Eu vivo relevando um monte de coisas, e sei que em algumas decisões o custo x benefício pode não ter melhor resultado do que se tive escolhido o outro caminho, mas é impossível acertar sempre e ganhar sempre, e não tem uma "fórmula" para calcular o custo x benefício de modo a sair ganhando. O jeito é tomar a decisão que sentimos que será a melhor e esperar por um bom resultado. Se não, tomá-lo como exemplo, experiência e incentivo.
Comentando o comentário: Twilight é muito bom mesmo, né?! Ler então... Essa semana eu terminei de ler o livro "Foi Apenas Um Sonho", li muuuuito mangá [Kare First Love, Galism, Sunadokei, Angelic Layer, Colégio Feminino Bijinzaka...], e agora estou lendo "O Leitor"... Todos muito bons!
Thanks pela presença constante no meu blog! ^^
bjuxx*
Uma ótima semana

Anônimo disse...

Ah! Dá uma conferida lá no blog Suave Caos [http://www.suavecaos.blogspot.com/]...
A corrente continua a crescer...
Se der, comenta, ok?!

Lívia Amorim disse...

Ahhh eu relevo taaaantas coisas prque tenho medo e perdê-las depois...As vezes agir por impulso não é a melhor saída para certas ocasiões, né? Esse é o famoso contar até dez! :P

Warley Franco disse...

Como sempre Thiago, me surpreendendo, da última vez que vc escreveu, não pude vir aqui, devido ao que lhe falei no msn, porém realmente, as vezes temos que pensar no custo x benefício, mas como mencionei uma vez com vc no msn (denovo) temos que ter cuidado, com o que dizemos, muita das vezes nos intitulamos aquilo que gostariamos de ser, e não o que somos, e o que divide isso, é um fio de cabelo.
Como Sonho de Desejo, Crença de Loucura, Preconceito de Discriminação, etc...
Refletindo nisso, encontrei o Custo x Benefício exato para mim, nessas últimas semanas.
Aquele abraço brother.