quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vendo os outros pelos seus próprios olhos....

(Créditos da foto a meu photoshop, sorry se estiver ruim.... estava MUITO cansado mas vale a intenção)

A Brenda Nepomuceno está comemorando 1 ano de blog... o que significa um post por dia (Thiago Nakamura da um mortal pra trás) e com isso eu tenho lido coisas muito interessantes... uma delas... A Garota sem Reflexo... uma bela mensagem... mas com ela eu me atentei pra outra coisa...

Quantas vezes vc achou alguem feio, metido, ignorante, mau caráter, etc... só pq "X" disse....

Quantas músicas vc deixou de ouvir... quantas bandas vc deixou de escutar só pq "Y" disse que era coisa de viado... coisa de emo, enfim...

Quantas vezes nós nos deixamos levar pelo que os outros falam?

Nós (Humanos) temos a feia mania de tentar enxergar os outros pela opinião dos outros...

- Olha me disseram que o Fulano é mau caráter... para de andar com ele que vc vai fikr fichado com a galera...

Pronto... vc para de andar com o sujeito... podia ser uma otima pessoa... podia fazer jus aos boatos... vc ñ sabe...

Enquanto nós não deixarmos de lado a infantilidade que é procurar defeito nos outros, de lado...
nós simplismente nunca...NUNCA viveremos de bem com o mundo...
Se aquela garota é daquele jeito... se ninguem mais quer saber de nada sério com ela... mas vc quer correr o risco... mesmo que o mundo te diga que ela é "escrachada" e vc quer arriscar... ótimo... isso significa que vc consegue ve-la pelos seus próprios olhos....

Agora.... se vc se deixa levar pelo pensamento dos outros... seja uma mera suposição geral...

Uma amiga minha uma vez me disse o seguinte por msn.....

- Thiago tu é um NERD, CDF ñ eh?

eu viro e pergunto....

- Ñ, nem Nerd e nem CDF, só sei mecher em PCs e tiro boas notas.... sendo que mato aula que nem louco, e aprendi a mecher em PCs por conta de meu tio... nem tive direito de escolha... mas pq vc ta perguntando isso?

ela me responde...

-É que a .......... disse que vc era....

Pronto... o que foi criado alí? um pré conceito, baseado em que? pré suposições... que surgiram de que? pré julgamentos...

Quem somos nós pra julgar alguem sem nunca ter conhecido realmente a pessoa... eu hoje posso dizer que conheço alguem que conheci a 6 anos atrás, não pelo tempo que a conheco, mas pelo que fiz com esse tempo, a ponto dagente saber o que um pensa msm estando a léguas de distancias... ñ temos como ter pré conceitos um do outro....
Mas uma pessoa que me ve no meu dia a dia, dando ordens, trabalhando que nem doido, correndo entre empregos, estudando, levantando vozx pra direção de escola, criando uma verdadeira Zona (ñ no sentido puteiro da palavra), as pessoas que me veem assim, durante minha "rotina" me acham metido, ignorante, arrogante, etc, etc, etc... a ponto de um amigo meu de longa data simplismente me achar bruto, e ignorante pelo simples fato de um dia eu ter saido na porrada na escola.... isso pq convive comigo todos os dias...

O fato de ñ olharmos pras pessoas com nossos próprios olhos nos mete em encrencas... nos machuca sem percebermos e machuca os outros sem percebermos tambem...

Ai vai a dica do post...

Passe a olhar pra vida com seus próprios olhos... mesmo que vc precise se olhar pelos olhos de outro quando se sentir derrotado...
As vezes parar de pensar e começar a sentir compensa mais... muito mais...

Abraço a todos...

O Bardo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso ae! Vc tem a razão!
Temos que parar de julgar os outros, e não nos deixar levar pelo o que os outros falam, temos que ter personalidade forte!
Eu nunca fui dessa, de ficar olhando pelos olhos dos outros!
Essa pessoa nem me conhece direito, e pra me conhecer, temos juntos que ter uma convivencia e conhecimento.
Gostei da dica beijos!

Brenda Nepomuceno disse...

Eu fico tãããão feliz quando escrevo alguma coisa e você vem aqui escrever o SEU ponto de vista! A-DO-RO! ;)
Verdade, esse é um aspecto muito importante... E a gente só aprende a largar a mão de ser preconceituosos ou ter esses 'pré-conceitos' quando a gente cresce e percebe que a opinião própria vale mais... Mas às vezes, aí já é bem tarde, né? :S
Beijinhos.

Anônimo disse...

"O que os outros dizem" sempre vai estar presente nas nossas opinioes, mesmo depois q a gnt passa a pensar por nós mesmos. Querendo ou nao a gente sempre acaba fazendo parte de grupos e acumulando opnioes alheias.
Isso só nao quer dizer q vc nao vá buscar seus próprios horizontes (expressões feitas #fail :P).
Já passei muitas vzs por essas situações de ouvir alguem dizer q 'fulano' não presta, 'nao ande com ele'. Na maioria dessas vzs eu deixou essa pessoa se mostrar pra mim (geralmente acabo ganhando amigos com isso).

Pessoa q te compreende a léguas de distância, hein?! Humm... #pensando :P

Aishiteru!

Aline Leal disse...

ah tah! agora eu vi quem tá nos zói lá! >_<

Anônimo disse...

Temos que pensar por nós mesmos, e dar oportunidades para as experiencias. Quem sabe não descobrimos um grande amigo naquele que não parecia tão "legal" assim, ou que outros falavam mal...
=*