terça-feira, 15 de setembro de 2009

Musicalidade


Graças a Brenda, com seu post sobre o Mistério dos Fones de Ouvido, eu venho levantar uma nova temática...

O que a música significa pra você...

Já que você escuta aquilo que te faz bem, que representa algo pra você, como você definiria a música.

A música me acompanha a todo lugar... eu tive WalkMan, DiscMan, MDPlayer, Mp3 Player, e afins... mas não me importa....ainda prefiro a qualidade dos LPs (sim eu tenho um tocador de LPs), passei por todas as modinhas de "portáteis", já fui tachado de um bocado de coisa por conta disso... mas nem ligo... o que vale é que a música faz parte da minha vida de uma maneira tão fundamental, que eu nem me imagino num mundo sem música.

A musicalidade no mundo é quase imperceptível para a maioria, voltando a citar a Brenda (prometo que não vou fazer isso o tempo todo) perceber algo tão simples e comum como pessoas com seus fones de ouvido, uns maiores que outros, outros mais altos.... Mas temos algo que quase nunca percebemos... a musicalidade do mundo.

Vai me dizer que é simples perceber ritmo na fala daquele professor carrasco, sentir a melodia da chuva, entender o compasso dos carros, compreender e refazer as frases da própria respiração.

Existe música em tudo, em todos. Aqueles que não "gostam" de música, não estão livres de serem seres musicais, uma vez que todos emanamos música pelos nossos poros.

Aqueles que tocam algum instrumento musical, ou cantam, simplesmente estão repassando a musicalidade que percebem do mundo. Incentivar as pessoas a expressar a sua musicalidade, ou a sua percepção de musicalidade, é incentivar a todos a serem pessoas melhores, que não tem dificuldade de ser quem realmente são.

Você prefere estar com alguém real, de verdade, carne e osso, que verdadeiramente fica feliz, triste, zangado, excitado, ou prefere estar sempre perto de pessoas que estão o tempo todo falsamente felizes.

A musicalidade humana é tão absurda que respiramos musica e achamos que não servimos para ser músicos. Todos temos capacidade de compor obras primas, o que nos difere daqueles que as fazem é meramente a força de vontade empregada no ato.

E então, o que a música representa pra você?

5 comentários:

Anônimo disse...

A música representa pra mim muita coisa. Para mim ela expressa o sentimento, a alma, e toca a minha também.
Eu nasci com música na veia, e muitas pessoas também, como vc, nascem com o dom naturalmente. Há pessoas que não - mas se elas quererem aprender numa escola, elas conseguem também.
Música, é um bálsamo para a alma que te leva a lugares lindos, tanto a lugares feios.
Música pra mim representa a alma.
Beijos!

Brenda Nepomuceno disse...

Como eu já disse, ADORO quando você dá um novo ponto de vista pro assunto. A-do-ro! ;)
"A musicalidade humana é tão absurda que respiramos musica e achamos que não servimos para ser músicos" - uau. Acho que eu estava precisando dessa!
Pois é, eu fico mesmo tentando ouvir em tudo quanto é lugar. Achei o máximo você falar sobre ouvir o ritmo na voz porque esses dias eu estava notando exatamente isso! Transmimento, só pra não perder o costume! ;)

O que a música representa pra mim? Ah, a música é a única coisa que me faz sentir viva de verdade! Sem ela... acho que as minhas feridas e todos os milhares de dias de mau humor, que só são curados com um fone no ouvido, já teriam me levado à loucura! ;)

Aline Leal disse...

Acho q a música eh uma das coisas q me faz respirar...
Nao sei o q faria se nao houvesse um som qualquer pra me fazer por pra fora minha dor ou minha felicidade!
Existem muitos acéfalos nesse mundo que nao fazem ideia do quanto a música é fundamental na vida de um ser humano. Ela ajuda a esternar sentimentos, entender a vida de um modo mais simples e fácil e até discutir sobre coisas gem geral.
Sim, a música é tao importante pra mim quanto os livros. No final, uma coisa completa a outra, pq sempre acabo fazendo os dois ao mesmo tempo!
Nao sei tocar, só escrever, entao as minhas músicas ficam só dentro da minha cabeça! Mesmo assim eu 'vejo' música em todo o lugar o tempo todo...

LoveU Bard!

Anônimo disse...

Cara, curti muito seu texto. Acabei chegando em seu blog pelo da Brenda...

Bem, a música pra mim significa quase que a vida! Não sou músico nem nada, mas amo ouvir música. Não sei como explicar, mas acho que seria difícil viver longe da música. Ela engloba tantos aspectos que fica difícil achar algo que não a envolva. Eu, por ser cristão, tenho várias experiências com Deus através da música. Além disso, curto muito passar meu tempo ouvindo bandas que gosto. Vou na contramão das modas, prefiro estilos de que eu tenha interesse em ouvir. Tenho gosto voltado pro rock, de preferência pesado...hehe. Mas também ouço outros estilos e bandas..

Enfim, amo a música e tudo o que ela proporciona.

Gostei do seu blog e já favoritei ele. Vou passar a acompanhá-lo agora!

Até mais.

Anônimo disse...

Para mim, a música representa vida, alegria, expressão, liberdade, partilha, ...
Ela é tudo, e está em todos.